terça-feira, maio 17, 2011

Muffin de maçã com topo crocante


Image and video hosting by TinyPic




Friozinho, muito friozinho mesmo - e ele veio acompanhado de uma garoa fria e tudo isso pediu um forno quentinho para aquecer minha casa e um bolinho assando para perfumar o ambiente. E tudo que tenho a falar sobre essa receita é a facilidade absurda de se executar e o sabor e textura incrível que esses pequenos muffins atingiu. Eu gosto muito de fazer bolos é algo que me lembra as merendas da minha infância a casa da fazenda dos meus avós e mais, me lembra muito uma senhora quitandeira que morava no interior de Goiás e cada dia da semana ela ia a casa de alguém encher as latas de quitanda, trabalhava o dia todo fazendo bolos, pães, bolachinhas e por aí vai.

  • 240 g de farinha de trigo
  • 140 g de açúcar
  • 20 g de fermento quimíco
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 60 g de manteiga
  • 100 ml de leite
  • 1 ovo
  • 200 g de maçã em cubos
  • Canela para polvilhar
Streusel (farofa para o topo)
  • 40 g de açúcar
  • 50 g de manteiga
  • 120 g de farinha de trigo
  • 30 g pecan picada
  • Fôrma para 12 muffins
  • Grade para resfriar os muffins
Pré - aqueça o forno a 200 graus. Coloque em vasilha os seguintes ingredientes: 240 g de farinha de trigo, 100 g de açúcar, 20 g de fermento quimico, 1/2 colher chá de sal e 60 g de manteiga - misture esses ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa e reserve.
Em outro pote junte: 200 g de maçã, 40 g de açúcar e canela mexa bem e some a essa mistura a farofa reservada, mexa bem e reserve. À parte, bata o ovo com o leite e adicione essa mistura líquida na farofa de uma vez, e mexa um pouco o suficiente para que o líquido seja absorvido. É pra ser uma massa irregular e não lisa - reserve. Em outra tigela misture os ingredientes do streusel com as pontas dos dedos até formar uma farofa e reserve. Unte bem a fôrma para muffins e polvilhe com açúcar, coloque a massa até completar 2/3 do volume da forminha - acrescente o streusel até cobrir bem o bolinho e leve ao forno por aproximadamente 20mts - desenforme logo em seguida, para daí arrefecê-los em cima de uma grade. Assim a umidade fica livre para sair e garante a leveza ao delicado muffin.

* A fôrma tem que ser bem untada do jeito que esta na foto, até por cima da mesma.


Image and video hosting by TinyPic



*Fonte - Ana Zita Fernandes a confeitaria.

17 comentários:

Deborah Martin Salaroli disse...

Que muffins lindos e crocantes.
Receita anotada.
Bjs

Akemi disse...

Que delícia, Eliana! Perfeito para comer nestas tardes friazinhas que tem feito por aqui! NHammm! Bjss

® disse...

Lih,
O tempo tá do meu agrado. É difícil levantar, levar criança p escola...mas para comer é o melhor tempo..rs...calorias...
Gostei da ideia de fazer como bolinhos, assim fica mais prático. E que delícia deve ter ficado né...crocantin então! =]
Um bejim grande no seu coração!

Fabiana disse...

Lica,
Não posso ver receitas diferentes de muffins, que venho logo correndo dar uma olhada.
Os seus ficaram lindos, e essa farofa por cima, deve ter ficado uma delicia.
Muito gostoso, quando fazemos algo, que nos faz lembrar de alguma coisa boa.
fica tudo perfeito.
beijos

Helena disse...

Lica
Já ando para vir cá há algum tempo e não poderia ter escolhido melhor momento;) Essa farofa no topo crocante é irresistível!
Já respondi no Sabores à sua pergunta.
Boa semana e beijo

Andréa Santana disse...

Fico só imaginado o sabor e o aroma desses muffins e o tempinho frio com um chazinho, êta coisa boa , hummmmmmmm!!!

Um grande beijo,
Andréa...

Beatriz disse...

O que é isso, meu Pai??????
Eu sou uma pessoa muito "aromática" e uma receita dessas aguça minhas papilas olfativas!!!..hehehehe
Recebeu meu e-mail?
Bjssssss

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Ficaram com uma cara ótima! Lembrando uma cuca gostosa com esta coberturinha crocante!
Realmente, friozinho pede coisa quente!

Bjo,
Talita Cristina

Marta Benicá disse...

Parece bem crocante mesmo e sua receita é ótima, gostei! Um abraço, marta.

Rachel disse...

Hummmm Lica, essa farofinha por cima é um escandâlo de gostosa, igual a do meu bolo de maçã, affff!
Delícia!
Bjuss!!!

Micheli disse...

QUE DELÍCIA!!!!!

Sonia T disse...

Lica
Fiquei doida pra fazer, mas estou sem as forminhas. Será que fica legal fazer em forma de bolo inglês ou mesmo uma assadeira baixa normal? Me dê sua opinião por fv
Super bjs e não vejo a hora de comer essa delícia

Andreia Braga disse...

Lica, esse crocante deve ser sensacional.

Bjs

Andreia Braga

Eli disse...

Deborah - muito obrigada querida.


Akemi - minha amiga é bem o que achei. :)

Amehlia - querida é bem assim que penso, os dias frios são regados com ótimas comidas.

Fabiana - essa farofa por cima é grande lance desse muffin.

Helena - muito obrigado por responder eu vou fazer em breve a receita a massa filo já mora no freezer. :)

Andréa - esses muffins são perfeitos com chá dá realmente um casamento perfeito.

Beatriz - minha amiga querida eu recebi e quero parar um pouco para te responder, tenho algo que posso falar aqui, estou sempre torcendo por vocês. Estou com saudades viu? ;)

Talita Cristina - Lembra mesmo uma cuca, acredito até que a idéia surgiu a partir de uma cuca. rs

MArta Benicá - obrigada pela sua visita.

Rachel - já estou em busca da sua receita de bolo. ;)

Micheli - obrigada pela visita querida.

Sonia T - primeiro muito obrigada pelo carinho e visita. E acredito que feito em uma assadeira de bolo inglês fica uma delícia. Mas tem que ser pequena pois a massa é pouca.

Andreia Braga - não vou mentir pra você ele é realmente sensacional.

Beta Tiossi disse...

Lindos! Imagino o aroma deles assando, nada melhor que eu bolo para aquecer a casa e o coração! bjs

moranguita disse...

hum que mffins tao bonito ate aoetece deixar assim para nao estragar mas o desejo de o saborera nao deixa:-)
beijocas

Deborah Martin Salaroli disse...

Lica.
Fiz e dei os créditos a vc, é claro.
Veja como ficou!

http://www.delicias1001.com.br/2011/05/muffin-de-maca-com-cobertura-crocante.html

Bjs e obrigada pela partilha de uma receita tão deliciosa!