quarta-feira, dezembro 01, 2010

Favas frescas e uma dica


Image and video hosting by TinyPic




Tenho feito carne em casa apenas uma ou duas vezes por semana isso sem falar que tem semana que passa batido e não faço mesmo e com isso tenho enfrentado uma busca constante para mudar o habito e ter sempre alternativas legais. Mas no dia da fava foi um momento que a carne apareceu na minha mesa e logo depois me arrependi de não ter tentado fazer utilizando a soja mas daí ficou para próxima leva de favas feitas por aqui.

Para essa receita que nem sequer venha a ser uma receita eu peguei 1/2 q de favas frescas, refoguei com uma cebola picada, pedaçinhos de bacon, 2 dentes de alho lâminados e 1 gomo de linguiça calabresa cortada em cubos pequenos, deixei refogar bem, juntei água quente até cobrir e fechei a panela de pressão, depois de um tempo conferi e a fava (que por ser fresca, cozinha rápido) já estava pronta, então somei uma pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha, deixei engrossar o caldo e desliguei o fogo e somei 3 colheres (sopa) de salsinha fresca. Servi com arroz branco.

*Dica - em tempos de favas frescas encontradas aos montes nas feiras livres, você pode comprar bastante pois assim aproveita o preço e chegando em casa lave , deixe no escorredor até sair bem a água e depois dê mais uma secada com o auxilio de um pano de prato limpo e feito isso é só embalar a quantidade que deseja (em saquinhos próprios para congelamento) e levar ao freezer. Na hora de fazer não precisa descongelar, coloque na panela ela ainda congelada e siga o processo natural da sua receita.

*Você deve ter se perguntado e o SAL dessa receita onde foi parar? Não precisa amiga, pois o bacon e a linguiça já tem o sal na quantidade suficiente.

4 comentários:

angela disse...

ainda não fiz feijão fava este ano, preciso fazer urgente. o seu ficou delicioso. bjs

Luisa Alexandra disse...

Que delícia, ficou mesmo fantástica.

Tata disse...

Lica, aqui no sul (pelo menos na cidade aonde moro e arredores) não vende favas... gosto muito e esse seu ficou delicioso!
Bjs

moranguita disse...

estao com um bom ar sim senhora
beijinhos