sexta-feira, agosto 08, 2008

Pão de mandioca


Image and video hosting by TinyPic



Hoje termina o reinado da mandioca no colher de tacho, eu como sempre tenho minhas pequenas participações no último momento (risos). E a receita escolhida foi esse delícioso pão, que me rendeu um massa bem fofinha e pode colocar o recheio que tiver vontade, eu fui de presunto, mussarela e tomate seco pois era o que tinha em casa. Mas já fiquei imaginando esse pão recheado com carne de sol desfiada e catupiry. Mas fiquei feliz com meu modesto recheio e minha linda massa. Só tenho um conselho para passar a vocês: Não deixem de fazer esse pão!


Image and video hosting by TinyPic



  • 1 xícara (chá) de mandicoca cozida e espremida
  • 350 ml de cerveja clara
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (café) de açúcar
  • 60 grs de fermento fresco
  • 1/2 q de farinha de trigo
Coloque todos ingredientes em uma vasilha e misture bem, com exceção da farinha de trigo que deve ser colocada aos poucos, até que você adquira uma massa enxuta. Então sove muito bem e deixe fermentar por 15 minutos coberta com um pano. Divida a massa em duas partes, abra com o rolo divida o recheio entre as duas massas, enrole coloque em uma assadeira pincele com gema (ou leite como no meu caso) polvilhe parmesão ralado e deixe terminar de fermentar por mais 15 minutos. Leve ao forno quente (200 graus) por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem douradinho.

*Recheio escolhido foi 200 g de mussarela fatiada/200g de presunto magro fatiado/tomate seco.
*Coloque a mandioca na xícara sem apertar, pois se colocar muita mandioca o pão não vai crescer como deveria.

*Fonte: Receita Minuto

19 comentários:

Anónimo disse...

Eliana, vou já seguir o seu conselho...Vou já pra minha cozinha experimentar essa receita.
Beijos.

Cris disse...

Eu também só postei hoje. Ah Lica... ficou divino!!! Bom final de semana amiga. Beijos!

Fabrícia disse...

Lica querida esse pão me fez voltar à infância....que delícia.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Ficou maravilhoso! Deu água na boca!
Também postei uma receita de pão de mandioca, mas é diferente. Foi a primeira vez que fiz.
Parabéns e boa sorte! Excelente contribuição!

Isabel Salvador disse...

amiga que pãozinho maravilhoso,jinhos no teu coração

AndreaDomingas disse...

Lindo demais, além de ser uma receita muito diferente! Gostei muito!
Bjs

Dani Bros disse...

Humm Eliana esse pão esta um escãndalo!! A minha sugestão também foi pãosó que doce e um brioche tbm.
Ta lindão
bjks

Akemi disse...

Infelizmente não consegui participar deste rei mas fiquei aqui babando no seu pão e certamente terá meu voto, amiga! Lindo e super apetitoso como td o que vc faz! Amei sua entrevista no trembom e fiquei muito emocionada de ser uma das convidadas a sua mesa!!! Bjs

disse...

Saudades de macaxeira.
Lindo.
Beijos,

Natércia Ramalho disse...

Eliana ficou uma maravilha um bjo Natércia...

Vitor disse...

Adoro seu cantinho!!!Não posso comentar...fiquei trite. Um beijinho Vitor.-))

carmencita disse...

Modesto??Maravilhoso, essa fatia bem que podia vir prá cá.Cerveja e mandioca, bem interessante.Pintou mandioca aquí, vai virar pão, ah se vai.Bjsss

Iliane disse...

ficou lindo seu pão..é um prazer fazer pão né?da cozinha sai um cheiro inresistivel quando tá assando...amei a receita..bjus

laila radice disse...

lica sua particip~ção está barbara!! mto obrigada!! bjs

Valentina disse...

Achei muito bacana esta receita com cerveja. o pão parece muito bacana. Agora amiga, nao vi teu email lá no email do Colher.mandastes para a Laila? bjocas

Silvia Arruda disse...

Lica, suas receitas, como sempre, arrasam!!! Que vontade de dar uma mordida neste pão!!!

Acho que preciso de uma máquina de pão urgente, já que feito à mão não tenho tido muito sucesso.. hehe

Priscila Beneducci disse...

Oi Lica, seu blog é visita semanal constante desde o ano passado. Assisti também esta receita na tv, mas, não tinha anotado e nem ido no site procurar. Vendo seu pão, não resisti vou fazer também. Uma ótima semana, pra você, Priscila (Contagem - MG).

Nani disse...

Oi Amiga, que saudades deste teu cantinho e saudades também de você, pena que não deu para nos vermos, mas foi tanta correria devido aquele problema do meu primo que te expliquei.
Mas espero te rever logo.
Este pão ficou lindo, lindo!
Beijos

Ana disse...

Esta lindo, massa e recheio!!
(adoro recheio de queijo e tomate secos!)
Ana