terça-feira, maio 22, 2007

Pão de Limão


Image and video hosting by TinyPic



Fiz esse pãozinho pensando que a querida Patrícia Scarpin iria gostar. Certamente se ela vier tomar um café comigo eu faria sem medo de errar esse pãozinho pra ela. Esse pãozinho tem uma massa bem, bem fofinha e o sabor do limão da um tchan todo especial a ele.
  • 30 g de fermento biológico
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1/2 quilo de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Raspas de limão
Recheio
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • Raspas de limão
Cobertura
  • 1 xícara (chá) de açúcar confeiteiro, aí vai colocando as colheres de suco de limão até virar uma espécie de fondan
Dissolver o fermento no sal, misture o leite condensado com o leite e numa outra vasilha, misture a farinha com os ovos ligeiramente batidos, coloque a mistura de fermento e leite e vai sovando, até soltar das mãos. Abra os pãozinhos numa superficie enfarinhada e coloque o recheio e enrole . Coloque os pãozinhos numa assadeira untada e enfarinhada e deixe dobrar de volume. Pincele com gema e leve para assar em forno médio até dourar. Depois de frio cubra com o fondan e salpique raspas de limão. Recheio- Basta misturar o leite condensado com o suco de limão e as raspas.
* Tem que ser colocado na assadeira com a pontinha para baixo, pois do contrário ele abre. Pode também adicionar ricota no recheio.

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

27 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Amiga querida!! Quanta honra!!
Seria um prazer enorme poder ter a sua companhia, e com esses pãezinhos, então... Hum!!
Parecem extremamente macios, Eli! Adorei o uso do leite condensado na massa.
Vou marcar esta receitinha pra fazer no próximo feriado!

Beijos e obrigada!

Anónimo disse...

Eliana, que pãozinho lindo! A essa hora da manhã, deu a maior vontade de tomar outro café da manhã. =) Bjs.

Anónimo disse...

Eliana, vi a foto e pensei instantaneamente na Patrícia também :)
Está um primor esse pãozinho, perfeito!

Beijos

Silvia Arruda disse...

Eli, que pãezinhos lindos!! De limão ainda, um dos meus sabores preferidos para doces.. Olhando assim parece tão fácil fazer, mas não sei o que acontece comigo, tenho dificuldade com estas massas que precisam ser sovadas :(
Preciso de mais treino :(

Meu Grande Sonho disse...

aiiii, vc fazer... amei.... adoro o azediho do limão.

Cláudia disse...

Eliana, vc é muito prendada, menina. Eu também tenho dificuldades com massas feitas à mão que precisam ser sovadas. Parabéns. Manda um pãozinho prá ca´!!!
Bjos
Cláudia B.

Marcia H disse...

Eliana,
a massa nao descansa depois de pronta, só antes de assar? Isso é algo pra meu marido, ele é louco por torta de limao - sem suspiro!, imaginei ele comendo esses paezinhos (que estao com cara de croissant rsrs)...
bj

Andrea disse...

Eliana, que delicia! Adorei esses pãezinhos! =D

Elvira disse...

Este blog é o palácio das mil e uma delícias! Que pãezinhos encantadores! :-)

Smas disse...

Ai, eu cada vez mais sou apreciadora de pãezinhos!
Aqui está mais um para eu fazer e me deliciar!!!
Bjs

Valentina disse...

#To com a Elvira Eli. Que coisa mais linda.voce 'e demais!! Sou das que tem carteirinha do fa clube e tudo.

Agdah disse...

Menina, vi esses pãezinhos num encarte da Nestlê quando estava em casa e pensei em fazê-los. Agora certamento os farei.

Flor de Sal disse...

É!!!! Eu acho ke também vou querer um ... ou dois!!!!

Cláudia A. disse...

Também faço parte do fã clube. Passar aqui é encontrar delícias todos os dias. Eli, você tem mãos de fada.

O Cravo da Índia disse...

Gosto muito de limão. E estes pãezinhos estão magníficos. A Elvira tem razão: é um prazer vir aqui:)

Anónimo disse...

Querida... Amei seu recadinho lá no meu blog.
Se eu já era sua fã, agora então... SEM PALAVRAS!
EU TAMBÉM CREIOOOOOOOOO!!!
Quanto a essa receita... agora que o meu regime acabou, vou fazer com certeza!
Mas valeu a pena, né?
Modéstia à parte o vestido ficou show!
Muitos e muitos beijosssssssssss

winnie disse...

Que bons, vou tirar um para o meu lanche.

Flávia disse...

Faça o peixinho e depois em conta
Se tiver ervinhas do tipo majericão ou alecrim fica melhor ainda
Postei nova receita de bolo e de sopa de mandioca... passa lá em casa =o)
Bjs

Baú da Conceição disse...

Eu também vou querer um, estão lindos.
Beijinhos

laila radice disse...

Eliana: q receita facinha e o resultado eh lindo! primeira vez que passo aqui e adorei! Parabens pelo blog eh lindo!

Akemi disse...

Eliana, este pãozinho já está marcado para aparecer aqui! Só de imaginar o gostinho, a fofura... a boca se encheu d'água, amiga!

Eli disse...

Patrícia Scarpin olha vamos marcar o café em?! Então essa não é a única massa que uso leite condensado e acho que ele faz toda a diferença a massa fica muito saborosa.

Renata se pudesse mandaria um pra você!!

Dadivosa obrigada querida!!

Silvia é facil, pode acreditar! Vou te mandar um email depois com algumas dicas pra sovar massas.

Larissa depois me conte o que achou?!

Claudia B, você pode fazer essa massa na máquina de pão escolha o processo MASSA ou AMASSAR, ai depois que crescer você retira e recheia e molde os pães e leve ao forno, ai não precisa esperar crescer novamente.

Márcia H. você recheia e molda o pão aí deixa crescer, pincele e leve ao forno. Só um crescimento. Se ele gosta de limão vai aprovar esse pãozinho. :)

pinkie se fizer me conte depois?!

Elvira você sempre tão carinhosa comigo! Obrigada! :)

smas depois me conte se gostou ou não?! :)

Valentina e sabe bem que sentimento do lado de cá não é nada diferente né?! hehe

agdah essa receita eu faço desde de menina, por isso não coloquei a fonte pois a fonte que me passou e me ensinou não esta mais entre nós. :( Mas o pãozinho vale a pena viu!! :)

Flor de sal qual o endereço de entrega?! risos

Cláudia a. olha vou ficar mimada em?! E depois também posso acreditar. :)

O cravo fico tão feliz com o carinho que me passa, e vindo aqui me visitar muito, muito obrigada mesmo viu?!

Beatriz saiba que é realmente o que desejo. Olha valeu muito a pena, você ficou linda!! Muito obrigada pelo carinho Beatriz!

winnie pode se servir a vontade! :)

Flavinha obrigada pelas dicas! Eu passo lá todos os dias linda! :)

Baú da Conceição pode pegar quantos quiser!!

Laila obrigada pela visita! É facil mesmo e fica tão bonitinho né?

Akemi amiga depois se puder me conte se gostou?!

Márcia disse...

Eli, menina...
que coisa mais delicosamente liindaaa!!!
Sem contar que esse recheio é o meu preferido de limão, só a fruta e leite moça, hummm...
Tô babando!!!
Beijos!

Cris disse...

Lica, que gracinha o pão! E este cortador? Chiquérrimo!

Natércia Ramalho disse...

Eliana que pâezinhos mais lindos.um beijinho...Natércia.

Eli disse...

Márcinha minha linda fique tranquila que no nosso encontro vou levar uma caixinha cheinha de pãezinhos de limão pra você comer. :)

Cris obrigada querida!

Natércia você sempre tão querida comigo! Se fizer o pãozinho depois me conte. :)

Paula19 disse...

Oh Eliana, assim você mata-me.