quarta-feira, abril 11, 2007

Gallete temperado


Image and video hosting by TinyPic



Eu ando me derretendo de paixão pela danada da gallete. Que pode ter mil e um recheio, fácil e sucesso garantido na mesa. Uma massa prática e bastante saborosa. Perfuma toda a casa e regada com um bom azeite aí vira realmente um pecado. A receita tirei da revista Receita Minuto.

Massa
  • 1/2 tablete de fermento biológico
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/3 de xícara (chá) de leite morno
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de margarina em temperatuda ambiente (usei margarina pra uso culinário)
  • Óleo para untar
Recheio
  • 2 cebolas médias em rodelas finas (usei apenas uma)
  • 3 tomates cortado em fatias
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de mussarela ralada
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 gema para pincelar (usei leite)
Dissolva o fermente com o açúcar e o leite morno, acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Em uma tigela misture o restante da farinha de trigo e o sal, faça uma abertura no centro e coloque o ovo, a margarina (ou manteiga) e a massa fermentada. Junte a mistura de fermento e trabalhe com a massa em uma superfície enfarinhada até que esteja macia e homogênea. Coloque em um recipiente untado com óleo e gire a massa para que fique besuntada com o óleo. Cubra e deixe crescer por 40 minutos. Após esse tempo baixe a massa com as mãos e deixe crescer novamente por 15 minutos. Abra a massa em círculo (30cm de diâmetro) e coloque sobre o fundo externo de uma assadeira (25cm de diâmetro) eu usei uma assadeira de vidro para pizza e apenas enfarinhada. Distribua as fatias de tomate (ja temperado com sal e o azeite), depois as fatias de cebola (eu deixei as fatias de molho em água gelada por 30 minutos), reguei com um pouco mais de azeite e cobri com a mussarela, salpiquei orégano. Deixando as bordas livres. Faça corte nas bordas da massa e dobre-as sobre o recheio. Pincele com a gema (usei leite) e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.


Image and video hosting by TinyPic

22 comentários:

Meu Grande Sonho disse...

Eliana, pão é mnha perdição!!
Sou capaz de loucuras..
Pegou pesado dessa vez, né sua malvada...
Meu sonho é ser sua vizinha... Sentir o cheirinho e tocar a campanhia com a cara mais lavada do mundo...

Fer Guimaraes Rosa disse...

deusdocéu, eu que tenho uma gamacao por paes e massas em geral, estou ajoelhada!!!! e ainda esta lindo... bjs!

Anónimo disse...

é amiga, esse ai foi golpe baixo. QUE PAO É ESSE ???? Já fui lendo e pensando se tenho os ingredientes. MARAVILHOSO ...
Beijos!!!

Akemi disse...

Eliana, você se supera a cada post! Lindo e super apetitoso!

Silvia Arruda disse...

Que lindo Eliana!! Eu nunca tinha ouvido falar em Gallete... que vergonha!!
Pela foto, este queijo derretendo e estes tomates embaixo.. hummm... que combinação perfeita!! E uma das minhas favoritas!!

Cris disse...

Ai amiga, que coisa de louco é isto aqui!!! Vou tentar fazer no finde, nossa parece bom demais, amei! O que está achando do livro? Bjs!

Flor de Sal disse...

Saudações de Portugal para ti e , claro, para essa receita maravilhosa! Lá se vai a minha dieta ... porque eu faço parte daquelas milhares de mulheres que adoram comer mas ke estão "sempre" de dieta!!!!!

Unknown disse...

Eliana
Com tanta coisa boa que vc faz, só me ocorre uma pergunta: quantas horas passa na cozinha???? riso
Beijinho
Goretti

Carol Emboava disse...

Minha nossa, que foto mais lindaaaa! Deu muuuita água na boca! rs!
mas parece ser de difícil execução a receita!

Ana disse...

Meu Deus, que delicia Eliana!!! Ficou lindo, estou babando aqui tbem!!
Beijos!
Ana

Smas disse...

HUmm!
Que bom aspecto!
Eu nunca tinha ouvido falar de galette mas esta entrou na minha lista das 3,000 receitas que quero fazer (eh eh eh) e acho que vai passar à frente de muitas!!!
Bjs

semente de sésamo disse...

Está liiiiiiinda!

Meu Grande Sonho disse...

Fiz o quindim de iogurte... é siplesmente ma-ra-vi-lho-so!!!

Patricia Scarpin disse...

Preciso fazer logo uma galette, já vi tantas lindonas por aí - e esta sua não é exceção, Eli! Está divina!

Eli disse...

Larissa eu ia adorar tê-la como visinha! Fiquei muito feliz que você gostou do quindim. :)

fezoca esse ai você não vai se arrepender, eu fiz uma de abobrinha que também ficou uma delícia.

Jê se fizer depois me conte?!

Akemi obrigada pelo carinho!

Silvia eu também vivo aprendendo, não esquenta. :) Olha esse recheio é realmente muito gostoso.

Cris eu estou adorando o livro. Olha depois me conte o que achou?!

flor de sal eu sei bem o que é viver de dieta. :) Mas come apenas um pedaçinho. Obrigada pela visita!

Goretti eu fiz essa pergunta a meu marido e ele disse que passo 12 horas na cozinha. risos Olha eu realmente passo muitas horas na cozinha. :)

Carol não é dificil não. Olha se você tiver uma máquina de pão pode fazer a massa lá, retira e recheie e modele.

Ana obrigada querida! E muito obrigada pela receita, que vou fazer em breve. :)

smas estou como você com uma lista de mais de 3000 receitas a espera. hehehe

juinha obrigada!

Patrícia eu estou completamente apaixonada pelas galletes, fiz com outros recheios. Uma delícia!

Barbara disse...

Nossa, Eliana, isso aqui é bom hein! Vou me meter a fazer essa massa, apesar de não ter mãos muito boas pra isso... ehehehehe! Quando puder, me faça uma visita: www.trivialfenomenal.zip.net

Eli disse...

Bárbara obrigada pela visita! Olha essa massa não tem segredo não, se fizer me conte depois o que achou?! Vou te visitar com certeza!

Anónimo disse...

Oi linda!!!

Nossa seu blog já virou vício para mim heheheh, ontem mostrei para o meu esposo q ficou babando...amiga não sei o q é melhor as receitas ou as fotos (AMO SUAS FOTOS) qq dia destes vou morder essa tela hehheehe..

Elaine este fermento biológico tenho dificuldades para achá-lo, mas tenho aquele em pó??? O q vc acha desse tipo d fermento??? Qual a qtde q devo colocar????

bjocas linda

Eli disse...

Flávia Almeida, o querida pode estar certa que é esse carinho que faz com que eu continue levando essa cozinha a frente. :) Muito, muito obrigada mesmo! Você pode utilizar o fermento biológico seco sim, você tem colheres de medidas?! Se sim utilize pra essa quantidade de farinha duas colheres de chá. Se não tiver me escreva novamente pra eu calcular a medida com uma colher do seu jogo de talher de mesa. Bjocas!

Anónimo disse...

Ai amiga não tenho nada d medidas...pretendo comprar se Deus quiser amiga...bjocas hoje a noite vou pegar a receita e tentar fazer amanhã para o jantar meu e mail é flavia_penko@hotmail.com...miga posso fazer uma sugestão??? ahhhhhhhh faz algo com chocolate ...diz q simmmmmmmmm bjocas..Flávia Almeida

Eli disse...

Flávia use uma colher de sopa rasa de fermento, a colher do seu faqueiro. A me aguarde que final de semana ou na próxima semana vem algo com chocolate. :)

Anónimo disse...

oi adorei a receita e gostaria muito de faze-lo so q fiquei em duvida em relaçaõ aos cortes da massa, como faço pra q fique com aquele leque,achei lindo porfavor em responda. bjos
e-mail: juliananeris.f@hotmail.com