sábado, agosto 19, 2006

Manjar branco

Era um doce muito presente na minha infância, agora eu acho que ele anda meio esquecido, quase não o vejo mais, ainda tento manter a tradição e fazer de vez em quando. Eu adoro esse doce, adoro a simplicidade dele e o sabor que me traz a memoria gratas lembranças.
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 2 xícara (chá) de leite (400ml)
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de ameixas pretas (100 g)
Bata no liquidificador o leite condensado, leite, leite de coco e o amido de milho, transfira para uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Coloque numa fôrma de pudim untada com óleo de canola (ou passe a fôrma na água), e deixe esfriar. Junte o açúcar, 200ml de água e a ameixa e leve ao fogo até formar uma calda grossa. Desenforme o manjar e coloque a calda por cima.

10 comentários:

Akemi disse...

Que interessante, nunca fiz manjar com leite condensado! Deve ficar delicioso! Da próxima vez que minha mãe vier ou eu for visitá-la, vou preparar pois é uma das sobremesas favoritas dela! Obrigada pela dica!

Karen disse...

Adoro manjar, mas é verdade, quase não se vê mais essa sobremesa, apesar de ser tão boa!

Mine disse...

Oi amiga!!!Nossa esse teu blog é um risco a minha dieta!!!Agora fiquei com desejo de manjar branco...tenho uma beringela na geladeira,vou fazer o antepasto,depois te conto se deu certo...bjs!

Mónica disse...

Olá Eliana!

é muito útil você colocar as quantidades exactas. Obrigada...
Cá (em Portugal) os pacotes e latas são diferentes do Brasil, não podemos regular por isso, mas assim com pesos fica mais fácil!

Já agora sabe me dizer quanto pesa um pacote de Biscoito Maria.

;-)

Eli disse...

Carmine que bom receber sua visita, depois não esqueça de me contar se gostou.

Mônica querida o pacote de bolacha aqui é de 200g.

Eli disse...

Lara obrigada pela visita, a próxima vez que fizer vou tentar a calda da sua avó, ai te conto.

Mónica disse...

muito obrigada, Eliana! ;-)

Energia Mística disse...

Adoro manjar!Adoro...

Paula disse...

Hummm, que bom deve ser este manjar!

Eli disse...

Selma eu tbem gosto muito dessa sobremesa.

Dadivosa que bom que gostou, se fizer me conta o que achou.

Paula obrigada pela visita.